16/11/2018 - JACK WILSON - Easterly Winds 1969 & Margo's Theme 1974 - Blue Note & Discovery Records

JACK WILSON was born in Chicago on August 3, 1936, moving to Fort Wayne, Indiana at age seven. From 1949 to 1954, he studied piano with Carl Atkinson at the Fort Wayne College of Music. It was during this time that he was introduced to the music of George Shearing.
Later picking up tenor saxophone, Wilson played in the Central High School band and began performing locally as a leader of small combos. By his fifteenth birthday, he had become the youngest member ever to join the Fort Wayne Musicians Union (Local 58). At the age of 17 he played a two-week stint as a substitute pianist in James Moody's band.
After graduating from Central High, Wilson spent a year-and-a-half at the Indiana University, encountering Freddie Hubbard and Slide Hampton. Touring with a rock 'n' roll band, he wound up in Columbus, Ohio, connecting with the then unknown Nancy Wilson and Rahsaan Roland Kirk.

16/11/2018

Autumn Sunset - Jack Wilson

PRÓLOGO

BLIND BOY FULLER - Nossa próxima atração - Blues Piedmont.

Prezados amigos,

Eu poderia dizer um monte de coisas sobre o site mas vou resumir. Aqui é lugar de música boa, não importa se é esse ou aquele ritmo, melodia, harmonia o que vale é a presença do amor e qualidade. A música, independente da motivação, origem, etnia ou vertente sempre é fator multiplicador de emoçôes, de comunhão e de fraternidade. Nesse contexto criei o Sidão na Parada. Sidão na Parada é onde a gente se encontra, onde posso, considerados os meus parcos conhecimentos do ambiente, considerada a qualidade que é um componente indispensável, me relacionar com os meus amigos e com todos aqueles que apreciam e são devotos de Euterpe. Nada é melhor para representar, pasmem, a verdadeira musa da música que o jazz, o blues e o samba. As raízes africanas, o sofrimento, a mistura, o drive, o swing, o balanço são componentes imprescindíveis na atribulação que é viver hoje. Então sem mais delongas segue o show. Aproveitem e tenham a certeza que estarei sempre a disposição, com o empenho e dedicação que a MÚSICA merece para falar, comentar e viver de modo pleno e intenso esse universo. Aguardo a presença e a visita de todos, sempre. 

Com os meus respeitos, aqui é lugar de música boa !!!!

Sidão Anttogneto

ATRAÇÃO DO MÊS : JACKSON DO PANDEIRO

José Gomes Filho, JACKSON DO PANDEIRO, eminente cantor de forró, samba e seus derivados.

Jackson do Pandeiro, nome artístico de José Gomes Filho   foi um cantor e compositor de forró e samba brasileiro, assim como de seus diversos sub-gêneros como : baião, xote, xaxado, coco, arrasta-pe, quadrilha, marcha, frevo entre outros e também conhecido como o Rei do Ritmo.

Paraibano de Alagoa Grande, Jackson nasceu em 31 de agosto de 1919, no Engenho Tanques. Era filho de uma cantadora de coco, Flora Mourão. Através dela Jackson começou a tomar gosto pelo ritmo como tocador de zabumba. Após a morte do pai, José Gomes, no início dos anos 30, a família decide mudar-se para Campina Grande. A pé, Flora e três filhos. José, Severina e João, vão tentar uma nova vida, após quatro dias de viagem.

Em Campina Grande, Jackson trabalhou como engraxate, ajudante de padaria e nas feiras conviveu com artistas populares, como coquistas e violeiros. Seu nome artístico originou-se das brincadeiras de criança, ainda em Alagoa Grande, dos filmes de faroeste, no tempo do cinema mudo, onde se autodenominava Jack, inspirado em Jack Perry, artista dos referidos filmes. O apelido pegou, e em Campina Grande, após iniciar como pandeirista ficou conhecido como Jack do Pandeiro, e passando a acompanhar artistas da terra. Mudou-se para João Pessoa nos anos 40 e continuou sua vida de músico tocando em boates e cabarés, sendo, logo a seguir contratado pela Rádio Tabajara para atuar na orquestra daquela emissora, sob a batuta do maestro Nozinho. Quando o maestro Nozinho foi contratado para a Rádio Jornal Comércio-Recife, levou alguns membros da orquestra Tabajara, entre eles Jackson do Pandeiro. Portanto Jackson já chegou em Recife formado no mundo dos ritmos, pois em Campina Grande e João Pessoa entre os anos 30 e 48 passou por zabumba, bateria, bongô, até chegar profissionalmente ao pandeiro.

Seu nome artístico nasceu de um apelido que ele mesmo se dava: Jack, inspirado em um mocinho de filmes de faroeste, Jack Perry. A transformação para Jackson foi uma sugestão de um diretor de programa de rádio. Dizia que ficaria mais sonoro e causaria mais efeito quando fosse ser anunciado.

Somente em 1953, com trinta e cinco anos, Jackson gravou o seu primeiro grande sucesso: "Sebastiana", de Rosil Cavalcanti. Logo depois, emplacou outro grande hit: "Forró em Limoeiro", rojão composto por Edgar Ferreira.

Foi na rádio pernambucana que ele conheceu Almira Castilho de Albuquerque, com quem se casou em 1956, vivendo com ela até 1967. Depois de doze anos de convivência, Jackson e Almira se separaram e ele se casou com a baiana Neuza Flores dos Anjos, com quem viveu até seus últimos dias de vida.

No Rio de Janeiro, já trabalhando na Radio Nacional, Jackson alcançou grande sucesso com "O Canto da Ema",  "Chiclete com Banana"  e "Um a Um". Os críticos ficavam abismados com a facilidade de Jackson em cantar os mais diversos gêneros musicais: baião, coco, samba-coco e rojão,  além de marchinhas de carnaval.

O fato de ter tocado tanto tempo no Casino Eldorado aprimorou sua capacidade jazzistica. Também é famosa a sua maneira de dividir a música, e diz-se que o próprio João Gilberto aprendeu a dividir com ele. Muitos o consideram o maior ritmista da história da Música Popula Brasileira e, ao lado de Luiz Gonzaga, foi um dos principais responsáveis pela nacionalização de canções nascidas entre o povo nordestino. Sua discografia compreende mais de 30 álbuns lançados no formato LP. Desde sua primeira gravação, "Forró em Limoeiro", em 1953, até o último álbum, Isso é que é forró, de 1981, foram 29 anos de carreira artística, tendo passado por inúmeras gravadoras.

Durante excursão empreendida pelo país, Jackson do Pandeiro que era diabético desde os anos 60, morreu aos 62 anos, em 10 de julho de 1982, na cidade de Brasília, em decorrência de complicações de embolia pulmonar  e cerebral. Ele tinha participado de um show na cidade uma semana antes e no dia seguinte passou mal no aeroporto antes de embarcar para o Rio de Janeiro. Ele ficou internado na Casa de Saúde Santa Lúcia. Foi enterrado em 11 de julho de 1982 no Cemitério do Cajú, na cidade do Rio de Janeiro, com a presença de músicos e compositores populares, sem a presença de nenhum medalhão da MPB. Hoje seus restos mortais se encontram na sua terra natal, localizado não no cemitério local, mas sim em um memorial preparado em sua homenagem pelo povo alagoagrandense.

24/10/2018

JACKSON DO PANDEIRO - Chiclete com Banana.

BLIND BOY FULLER - Um dos maiores representantes do blues Piedmont.

Blind Boy Fuller (nascido Fulton Allen em 10 de julho de 1907 e morreu em 13 de fevereiro de 1941) foi um guitarrista e cantor de Blues. Ele foi o mais popular artista de BBlakeJosh White e Buddy Moss

Fultlues e Country da gravadora Piedmont, um grupo que incluía Blind on Allen nasceu em Wadesboro, Carolina do Norte, filho de Calvin Allen e Mary Jane Walker. Filho de uma família de 10 crianças, após a morte de sua mãe se mudou com o pai para Rockingham. Aprendeu a tocar guitarra ainda garoto e também com os artistas mais velhos as canções do campo, country rags, e canções tradicionais e Blues, populares entre os pobres e áreas rurais.

Ele se casou com Cora Allen ainda jovem e trabalhou como assalariado, mas começou a perder sua visão na adolescência. Segundo o pesquisador Bruce Bastin "Enquanto ele estava morando em Rockingham, começou a ter problemas com seus olhos. Ele foi ver um médico em Charlotte, que supostamente lhe disse que ele tinha úlceras por trás dos olhos, devido aos prejuízos iniciais terem sido causadas por algum tipo de catarata". Somente a primeira parte do seu diagnóstico estava correto. Em 1937 um exame ocular atribuiu sua perda de visão a uma conjutivite neonatal não tratada .[1]

Por volta de 1928 ele ficou completamente cego e começou a procurar qualquer emprego como músico, frequentemente tocando nas ruas. Estudando as gravações de country e blues de músicos como Blind Blake e tocando músicas de Gary Davis, Allen passou a ser um guitarrista formidável, e tocando nas esquinas e casas noturnas em Winston-Salem, NCDanville, VA, e então Durham, Carolina do Norte

Em 1935Burlington record store manager and talent scout James Baxter Long secured him a recording session with the American Recording Company (ARC). Allen, Davis and Washington recorded several tracks in New York City, including the traditional "Rag, Mama, Rag". To promote the material, Long decided to rename Allen as "Blind Boy Fuller", and also named Washington Bull City Red.

Em 1935, um gerente de loja de discos e caçador de talentos de Burlington James Baxter Long Longo garantiu-lhe uma sessão de gravação com a American Recording Company (ARC) (ARC). Allen, Davis e Washington gravaram várias faixas em Nova York, incluindo o "Rag, Mama, Rag" tradicional. Para promover o material, Long decidiu mudar o nome de Allen para "Blind Boy Fuller", e também chamado Washington.

Ao longo dos próximos cinco anos, Fuller fez mais de 120 compactos, e suas gravações apareceram em vários rótulos. Seu estilo de cantar era áspero e direto, e suas letras explícitas e desinibidas que retratavam sua vida como pessoa negra, cega e desfavorecidos das ruas - presídios, doença, morte, com uma honestidade sem sentimentalismo. Embora ele não fosse sofisticado, sua arte como um cantor folk estava na honestidade e integridade de sua auto-expressão. Suas canções continham desejo, amor, ciúme, decepção, ameaça e humor.[2]

Em abril de 1936, Fuller gravou dez apresentações solo, e também gravou com o guitarrista Floyd Council. No ano seguinte, após audição para J. Mayo Williams, ele gravou para o selo Decca, mas depois voltou à American Recording Company (ARC). Mais tarde, em 1937, ele fez suas primeiras gravações com Sonny Terry. Em 1938 Fuller, que foi descrito como tendo um temperamento explosivo, [carece de fontes?] foi preso por atirar uma pistola em sua esposa, ferindo-a na perna, fazendo com que ele perdesse o concerto "From Spirituals to Swing" de John Hammond, em NYC naquele ano. Quando suas gravações foram finalmente lançadas, Sonny Terry ocupou seu lugar no início de uma longa carreira de música Folk. As duas últimas sessões de gravação de Fuller foram em Nova York em 1940.

13/11/2018

BLIND BOY FULLER -Somebody's Been Playing With That Thing

SEÇÕES

PHOTOGRAPHERS

ROY DeCARAVA

Roy DeCarava foi um fotógrafo afro-americano que nasceu em 1919 e recebeu muito jovem uma aclamação da crítica por suas fotografias inicialmente pelo envolvimento e o sentido imaginativo das vidas dos músicos de jazz afro americanos  nas comunidade onde viviam e trabalhavam. Sua carreira abrange aproximadamente seis décadas e DeCarava veio a ser muito conhecido pelo estilo e o aproveitamento do campo nas fotografias em branco e preto  que eram de um refinamento e qualidade incomparáveis. O destaque e o approach de seu objeto eram de tal forma criativos, sensivel e ao mesmo tempo muito diferente da documentação social de seus predecessores. 

DeCarava produziu cinco livros  incluindo The Sound I Saw e The Sweet Flypaper of Life, assim como catálogos de referencia para museus e também pesquisas retrospectivas para os Amigos da Fotografia e o Museu de Arte Moderna de New York. Foi responsável por pelo menos 15 exibições solo e foi o primeiro fotógrafo afro-americano a ganhar o Guggehheim Fellowship. DeCarava foi capaz de fotografar por uma ano sua comunidade e New York, expressando cedo suas impressões criativas em branco e preto através do processo de gelatina de prata. Em 2006 foi premiado com a National Medal Of Arts do National Endowment for the Arts, a maior premiação dada a artistas pelo governo dos Estados Unidos.

DeCarava encorajou outros fotógrafos  e acreditou na acessibilidade no meio. De 1955 a 1957 sob suas expensas estabeleceu e manteve em seu apartamento de arenito na 48 West 85th Street a Photographer's Gallery que mostrou o trabalho de grandes nomes da fotografia no período

DeCarava morreu em 27 de Outubro de 2009.

SITES

Jazz legend & 2018 Kennedy Center Honoree Wayne Shorter is set for the Aug. 24 release of Emanon, his first release since 2013’s Without A Net that marked Shorter’s return to Blue Note where he began his heralded recording career in Art Blakey’s Jazz Messengers in 1959. Emanon is an extraordinary musical & visual experience that presents a triple album of original music by Shorter performed by The Wayne Shorter Quartet—featuring Danilo Perez on piano, John Patitucci on bass, and Brian Blade on drums—with the Orpheus Chamber Orchestra. The music is accompanied by a graphic novel penned by Shorter with Monica Sly and illustrated by Randy DuBurkeEmanon is a physical-only release that will be available in a Standard Edition (graphic novel + 3 CDs) and Deluxe Edition (graphic novel + 3 180g vinyl LPs + 3 CDs enclosed in a hardcover slipcase). Watch the preview video HERE.

 

Marcus Miller evolves his trademark sound on his new album Laid Black. “Afrodeeziawas like a musical voyage through my history. I followed the journey of my ancestors by collaborating with musicians along the African Slave route – musicians from West Africa, North Africa, South America and the Caribbean. With Laid Black, I decided to bring the music right up to the present using elements from what’s happening in urban music today. So you’ll hear hip-hop, trap, soul, funk, R&B and jazz on this album. The music is calm but also powerful and funky, drawing on the black musical experience. Laid Black.

 

 BLUES LABEL

 

Specialty Records foi um selo musical americano fundado em Los Angeles no ano de 1945 por Art Rupe. Foi muito conhecido pelo blues, r&b, gospel e early rockand roll. Gravou gente como Roy Milton, Little Richard, Guitar Slim, Percy Mayfield e LLoyd Price. Rupe começou a companhia com o nome Juke Box Records mas trocou seu nome para Specialty quando a empresa foi repartida com os donos originiais.

A filha de Rupe Rupe's relançou o selo em 1980 que foi adquirido pela Fantasy Records em 1991 e é hoje parte do Concord Music Group 

ESPAÇO FESTIVAIS

De 13/10 à 24/11 acontece o já tradicional, na 21a. edição, do PADOVA Jazz Festival na belíssima cidade do Vêneto com seu rico passado histórico, cultural e artístico e que você ao chegar está arriscado à 200.000 "abracci" e que traz gente de primeira no jazz com Enrico Rava, Roberto Gatto, Francesco Cafiso, Steve Wilson, Scott Hamilton, Gerald Clayton, John Scofield, Pat Martino e Chick Corea entre outros.

Atenciosamente

Sidnei Anttogneto