John Dawson Winter III

JOHNNY WINTER

John Dawson Winter III, mais conhecido como Johnny Winter nasceu em Beaumont, Texas em 23 de Fevereiro de 1944 e morreu em Zurich em 16 de Julho de 2014, foi um guitarrista e cantor de blues norte americano, considerado um dos melhores no seu estilo. É irmão de Edgar Winter, e além de seu talento com a guitarra, um factor que se tornou conhecido foi seu albinismo, compartilhado com seu irmão.

Johnny começou a se apresentar ainda jovem com seu irmão Edgar Winter. Seu primeiro disco, School Day Blues foi lançado quando Winter tinha 15 anos de idade. Em 1968 ele começou a tocar em um trio com o baixista Tommy Shannon e o baterista Uncle John Turner, e o guitarrista solo Blue Perry. Um artigo na revista Roling Stone ajudou a gerar interesse no grupo. O álbum Johnny Winter foi lançado no final do ano. Em 1969 o trio se apresentou em vários festivais, incluindo Woodstock.

Em 1973, depois de se livrar das drogas, Winter retornou em forma com Still Alive and Well. Em 1977 ele produziu o álbum Hard Again de Muddy Waters.  A parceria resultaria em várias indicações ao Grammy e Johhny gravou o álbum Nothing But Blues com os integrantes da banda de Muddy.

Em 1988 ele foi incluído no Hall da Fama do Blues. Em 2012, foi considerado 0 63o. melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte americana Rolling Stone. Faleceu num quarto de hotel em Zurich em 16 de julho de 2014,

DISCOGRAFIA

 Resultado de imagem para johnny winter second winterResultado de imagem para johnny winter still alive and wellResultado de imagem para johnny winter captured live!

Resultado de imagem para johnny winter guitar slingerResultado de imagem para johnny winter third degreeResultado de imagem para johnny winter the winter of '88

Resultado de imagem para johnny winter live in nyc '97Resultado de imagem para johnny winter i'm a bluesmanResultado de imagem para johnny winter live bootleg series, volume 1

 

Resultado de imagem para Sly & the Family Stone The Woodstock ExperienceResultado de imagem para johnny winter rootsResultado de imagem para the essential johnny winter

 

 

 

 

 

31/03/2017

Johnny Winter - Show !!!! Woodstock 1969.

JIMMY ROGERS

Jimmy Rogers (3 de junho de 1924 - 19 de dezembro de 1997[1]) foi um cantor, gaitista e guitarrista de blues americano por ter sido um mem Nascido James A. Lane em Ruleville, Mississippi passou a infância em Atlanta e Memphis Adotou o nome 'Rogers' de seu padrastro. Rogers aprendeu a tocar harmônica junto com seu amigo de infância Snooky Pryor e  na adolescência começou a tocar guitarra profissionalmente em East Saint Louis Illinois, (onde tocou com Robert Lockwood Jr. entre outros), antes de se mudar para Chicago  no meio da década de 1940.Em 1946 fez sua primeira gravação como gaitista e cantor pela gravadora Harlem de J. Mayo Williams No entanto o nome de Rogers não aparece nos créditos do disco, que foi registrado como trabalho de Memphis Slim  and his Houserockers."

Em 1947, Rogers, Muddy Waters e Little Walter começaram a tocar juntos em Chicago (algumas vezes referenciados como "The Headcutters" ou "The Headhunters" devido ao seu costume de roubar o trabalho de outros músicos nos bares), ao mesmo tempo os três músicos gravaram e lançaram trabalho solo. A primeira banda de Muddy Waters definiu o som do estilo Chicago Blues mais especificamente do lado sul. Rogers gravou alguns singles em sua carreira solo para selos pequenos de Chicago, mas nenhum foi lançado na época. Começou a ter sucesso como artista solo somente depois que fez gravações para a Chess Records em 1950, incluindo o hit That's All Right mas ele continuou na banda de Muddy Waters até 1954. No meio dos anos 50 teve mais alguns lançamentos de sucesso pela Chess, em sua maioria contando com a participação de Little Walter ou Big Walter Horton na harmônica, sendo a gravação mais notável Walking by Myself, mas ao final da década com a perda de interesse do público pelo blues, ele gradualmente foi deixado de lado na indústria fonográfica. No início dos anos 60 participou por um breve período da banda de Howlin' Wolf antes da sair do ramo musical por quase uma década. Rogers trabalhou como motorista de táxi e foi proprietário de uma loja de roupas que foi incendiada durante os distúrbios seguidos do assassinato de Martin Luther King Jr. em 1968. Aos poucos começou a se apresentar em público novamente, em 1971 Rogers começou turnês ocasionais e fez algumas gravações, incluindo uma sessão de reunião com Muddy Waters em 1977. Em 1982, Rogers se tornou novamente um artista solo em tempo integral.

Em 1995 foi induzido ao Blues Hall Of Fame. Continuou suas turnês e gravações até sua morte que ocorreu em Chicago causada por cancêr da próstata em 1997.[1] Seu filho James D. Lane se tornou guitarrista, produtor musical e engenheiro de som do Blue Heaven Studios e da gravadora APO Records. membro da banda de Muddy 
Waters na década de 1950] 

DISCOGRAFIA

 

 

15/02/2017

JIMMY ROGERS & MICK JAGGER - Goin' Away Baby

LIghtnin' Hopkins

SAM JOHN "LIGHTNIN" HOPKINS

Hopkins nasceu em Centerville, Texase como criança viveu imerso nos sons do blues. Ele desenvolveu uma profunda apreciação e admiração por essa música já com oito anos quando conheceu Blind Lemon Jefferson num pic nic da igreja. Aquele dia ele sentiu que o blues "estava nele" Ele, então, queria aprender a música com seu primo e cantor de musica regional e blues Alger "Texas" Alexander. (Lightinin tinha um outro primo guitarrista de blues, Frankie Lee Sims com o qual gravou depois).

Hopkins começou a acompanhar Jefferson na guitarra em encontros informais na igreja. Jefferson supostamente nunca deixou qualquer músico acompanhá-lo que não o jovem Hopkins que aprendeu muito de Blind Lemon nesses encontros.

Em meados dos 30s Hopkins foi enviado à Houston County Prision Farm entretanto a razão da prisão nunca foi conhecida. No final dos 30s he mudou-se para Houston na companhia do primo Alexander porém foi uma tentativa de inserção na música da ocasião sem sucesso e no começo dos 40s, então, voltou para Centerville para trabalhar como agricultor.

Não contente com o trabalho braçal voltou para Houston para uma nova tentativa. Enquanto cantava na Rua Dowling ele foi descoberto por Lola Anne Cullum que tinha Los Angeles como base e ligada à Aladdin Records. Ela convenceu Hopkins a viajar para a Califórnia e lá passou a ser acompanhado pelo pianista Wilson Smith.

Na primeira seção de gravações, em 1946, foram doze trilhas. Um dos executivos da Alladin decidiu que para dar mais dinamismo à música a dupla Hopkins e Thunder Wilson era a perfeita e gravaram mais vezes em 1947.

Na sequencia voltou a Houston e passou a tabalhar para a Gold Star Records e ficou até os 50s tocando sem sair do Texas, com viagens ocasionais para o oeste e meio-oeste. Estima-se que sua carreira rendeu aproximadamente cem músicas e trabalhava invariavel e regularmente nos night clubs da cidade e de seus arredores.

Viagens passaram a fazer parte de sua vida a partir dos anos 60s. Sua apresentação no Carnegie Hall foi em outubro de 60 ao lado de Joan Baezx e Pete Seeger o tornaram conhecido do grande público e passou a gravar para a Tradition Records. Através dos anos 60 e 80 realizou muitos albuns e em também excursionou em várias ocasiões pelos EUA e em 1978 para o Japão.

Morreu em janeiro de 1982 de câncer no esôfago e por 35 anos foi "poet-en-residence de Houston e gravou mais que qualquer outro bluesman e teve erigida na cidade de Crockett no Texas a sua estátua.  

 DISCOGRAFIA

 Blues In My Bottle (1961); The Roots of Lightinin' Hopkins (1965); The Complete Alladin Records - Lightinin' Hopkins (1991); Lightinin' And The Blues (2001) e Free Form Patterns (2002).

 

 

15/01/2017

Lightnin Hopkins - Soul Blues - Inteiro, 42 minutos de puro blues.

 Morris "MAGIC SLIM" Holt

Magic Slim foi forçado a desistir de tocar piano quando perdeu seu dedo mindinho em um acidente em um descaroçador de algodão Ele mudou-se primeiro para perto de Grenada e sua primeira vez em Chicago foi em 1955 com o seu amigo e mentor Magic Sam. O Magic mais velho teve o Magic mais novo como seu contrabaixista por seis meses em sua banda e deu a ele seu apelido.

De início Slim não gostou muito de seus colegas e voltou para o Mississippi para trabalhar com seu irmão mais novo Nick interessado em tocar baixo.  Dez anos depois de Magic Sam, Slim voltou para Chicago e juntou-se a um grupo que viraria o The Teardrops e em 1970 recebeu Nick para tocar contrabaixo. Eles tocaram em tudo que foi lugar, desde de cantos escuros, cheios de fumaça de cigarros e pequenos o suficiente para conter apenas banda até nos lugares mais populares da cidade.

A carreira fonográfica de Magic Slim iniciou-se em 1966 com a gravação da canção Scufflin, seguiu com singles até 1975 e só em 1977 gravou seu primeiro álbum  Born Under A Bad Sign, para a etiqueta francesa MCM. Durante os anos 80 realizou vários trabalhos para a Alligator, Rooster Blues and Wolf Records e ganhou seu primeiro prêmio W.C.Handy.

Magic ficou com a banda o tempo todo que teve dois guitarristas muito bons John Primmer e Jake Dawson. Em 1994 mudou-se para Lincoln no Nebraska e transformou o Zoo Bar num local muito famoso onde tocou por muito tempo sempre acompanhdo de seu filho Shawm Holt, guitarrista e cantor, como o pai.

Em 2003 ganhou um o sexto prêmio W.C. Handy junto com a The Teardrops como a Banda de Blues do Ano. Em 2005 gravou uma performance ao vivo entitulada Anything Can Happen

Slim morreu em 2013 a 21 de fevereiro na Philadelphia com 75 anos de falência múltipla dos órgãos.  Em maio de 2013 ganhou postumamente  o prêmio Blues Music na categoria Cantores de Blues Tradicionais.

20/12/2016

Magic Slim & The Teardrops - Vídeo completo com uma hora de duração. Blues até !!!!!

15/11/2016

Elmore James

ELMORE JAMES

Elmore nasceu Elmore Brooks in Richland, Mississippi, o filho ilegítmo de 15 anos de Leola Brooks, trabalhadora do campo. Seu pai foi, provavelmente, Joe Willie "Frost" James, que morava com Leola e Elmore e deu a ele seu sobrenome. Começou a fazer música aos doze anos usando um instrumento de apenas uma corda, também conhecido como "jitterbug" ou "didley bow" preso na parede da cabana em que morava. Na juventude ele se apresentava em combos nos dancings sob os nomes de  Cleanhead e Joe Willie James. Casou-se em 1942 com Minnie Mae.

James recebeu forte influencia de Robert Johnson, Kokomo Arnold e Tampa Red. Gravou várias canções de Tampa.   He recorded several of Tampa Red's songs e dele herdou uma banda com dois músicos Little Johnny Jones, pianista e Odie Payne baterista. O clássico Dusty My Broom levou a autoria à disputa entre James e Jones e hoje leva o nome dos dois.

Durante a II Guerra James serviu a Marinha e tomou parte da invasão de Guam. Depois da dispensa voltou para o Mississippi Central  e estabeleceu-se na cidade de Canton junto de seu irmão adotivo Roberrt Holston. Trabalhou com ele em sua loja de material eletrico e inventou um equipamento de som único (guitarra) usando peças e um manual da DeArmod (fabricante de guitarras) com dois captadores. Por esse tempo soube que tinha sérios problemas cardíacos. 

Começou gravando pela Trumpet Records perto de Jackson em 1951, primeiro como sideman para Sonny Boy Williamson II e para seu amigo mútuo Willie Love e provavelmente para mais alguns sem registro. Fez sua estréia como líder em agosto daquele ano gravando o já famoso Dusty My Broom que para supresa foi um "hit" em 1952, seus back musicians foram os Broomdusters. 

Em seguida James quebrou seu contrato com a Trumpét Records e assinou com os Irmãos Bihari e através deles conheceu Ike Turner que foi seu guitarrista enquanto gravou com os Bihari. Gravou vários com os irmãos e durante os 50s passou pela Flair Records, Meteor Records e Modern Records. Gravou também para a Chess, Mel's London Chief Records. Tocou guitarra com Joe Turner em 1954 no grande sucesso  top 10 TV Mamma.

Em 1959, começou a gravar com Bobby Robinson e muitos sucessos como The Sky is Crying, My Bleeding Hart, Stranger Blues, Look On The Yonder Wall, Done Somebody Wrong,e Shake Your Moneymaker entre outros aconteceram.

James morreu de um ataque do coração em Chicago em 1963,, tinha feito uma tornê pela Europa junto com o American Folk Blues Festival do ano. Ele está enterrado no Newport Baptist Church Cemitery em Ebenezer, Mississippi.

DISCOGRAFIA Dusty My Broom (19510); I Belive (1954); Standing at The Crossroads (1954); Dusty My Blues (1955); It Hurts Me Too (1957); The Sky Is Crying (1960); I Can't Hold Out (1960); Rollin' and Tumblin' (1960); Shake Your Moneymaker (1961); Look on Yonder Wall (1961); Blending Heart (1965); One Way Out (1965); e Every Day I |Have The Blues (1965); e algumas compilações entre 1975 e 1996 juntando seus clássicos.

Versão livre para uma extração da Wikipedia

15/11/2016

Elmore James - Dusty My Brown