23/11/2017

Howard Alden no Beyond Category com Jeanne Giess.

HOWARD ALDEN

Howard Alden

Howard Alden nasceu em Newport Beach , Califórina em 17 de outubro de 1958 Ele cresceu em Huntington Beach  e já tocava piano, harmonica, banjo e guitara de 4 cordas aos 10 anos. Depois de ouvir discos de Barney Kessel, Charlie Christian e Django Reinhardt e outros grandes guitarristas de jazz ele passou para a guiatarra de seis cordas e foi um auto didata nesse instrumento. Para se aprimorar buscou, aos dezesseis, aulas com Jimmy Wyble e em 1977 foi estudar guitarra para jazz no Guitar Institute of Technology em Hollywood com Herb Ellis, Joe Pass e Howard Roberts. Na GIT foi assistente de Roberts na organização e preparação de matérias curriculares. Alden, então, passou a conduzir algumas classes próprias no Instituto. 

Alden fez sua primeira turnê costa a costa no verão de 1979 tocando com o trio do vibrafonista Red Norvo e por três meses no Resorts International em Atlantic City. 

Mudou-se para New York City em 1982 para tocar um projeto musical longo com o pianista Joe Bushkin no Cafe Carlyle.  no Café Carlyle. Logo em seguida foi descoberto por Joe Williams e Woody Herman. Em 1983 já colaborava com Dick Hyman  quando participou com muitos outros convidados no concerto de aniversário dos cem anos de Eubie Blake.

Alden, em 1985, formou o Alden-Barret Quintet em colaboração com Dan Barret que fez muito pela sua carreira porque o introduziu na língua do swing. Parcerias com Kenny Davern e Jack Lsberg também aconteceram, mas George Van Eps, o inovador da guitarra de sete cordas, com quem trabalhou e gravou quatro álbuns definiram sua carreira desde 1992, quando adotou o instrumento, até hoje.    

Alden vive atualmente em Manhattan, New York e em 2015 casou-se, em San Marino, na California com Diane Carmen Garcia.

DISCOGRAFIA

  

12/10/2017

JULIAN "CANNONBALL" ADERLEY - Work Song com Joe Zawinul, piano; Nat Aderley, trompete, Sam Jones, contrabaixo e Louis Heyes, bateria. Grande som !!!!

JULIAN "CANNONBALL" ADDERLEY

Julian "Cannonball" Aderley

Cannonball Adderley (Julian Edwin AdderleY) nasceu em setembro, 25 em 1928 em Tampa, Florida. Conhecido pelo seu suingue e pelas improvisações de sax-alto, Cannonball Adderley foi uma figura central do jazz moderno, seja participando dos históricos combos de Miles Davis, seja nos grupos que ele co-liderou com seu irmão, o trompetista Nat Adderley.

O talento de Adderley chamou a atenção de Davis, que o incluiu em seus sextetos, os quais já contavam com estrelas como John Coltrane, Red Garland, Paul Chambers e Philly Joe Jones. Ficou com Miles de 1957 a 1959. Esse poderoso e criativo combo gravou discos que se tornaram clássicos, pelo selo Columbia e entre eles estão Milestones e Monk And Miles At Newport. Em 1959, Adderley participou do lendário disco de Davis, Kind Of Blue e Davis co-estrelou como sideman o excelente disco de Adderley pela Blue Note, Something Else. Adderley gravou com um grande número de grandes personalidades do jazz, como John Coltrane, Bill Evans, Milt Jackson e Nancy Wilson.

Em 1959, forma outro quinteto e durante os próximos 16 anos vai colecionando sucessos com quintetos ou sextetos por onde passaram músicos como Yusef Lateef, Charles Loyd, Barry Harris, Victor Feldman, Jo e Zawinul, George Duke, Hal Galper, Sam Jones e Louis Heyes.

Através dos combos montados junto com seu irmão, Cannonball continuou pesquisando e aproximando a música africana com o jazz. Vários de seus sidemen, como Charles Lloyd, George Duke, Louis Heyes e Joe Zawinul se transformaram em jazzistas de alto nível. A inclusão de Zawinul foi importante porque ele em 1963 que após o sucesso do soul-jazz de Mercy. Mercy, Mercy" alterou o contexto do jazz com a introdução de um piano elétrico.

Adderley por outro lado ficou conhecido por composições como Jive Samba e The Country Preacher. A maioria dos seus trabalhos como líder estão gravados nos selos Riverside e Capitol. Cannonball morreu de ataque cardíaco quando se apresentava em Gary, Indiana, a 8 de agosto de 1975.

DISCOGRAFIA

 Resultado de imagem para Cannonball Adderley Somethin' ElseResultado de imagem para cannonball adderley things are getting betterResultado de imagem para cannonball adderley cannonball takes charge

Resultado de imagem para cannonball adderley cannonball's sharpshootersResultado de imagem para cannonball adderley and the poll-winnersResultado de imagem para cannonball adderley know what i mean?

Resultado de imagem para cannonball adderley radio nightsResultado de imagem para the cannonball adderley sextet in new yorkResultado de imagem para cannonball adderley's fiddler on the roof

Resultado de imagem para cannonball adderley live!Resultado de imagem para cannonball adderley mercy, mercy, mercy! live at 'the club'Resultado de imagem para cannonball adderley why am i treated so bad!

Resultado de imagem para cannonball adderley country preacherResultado de imagem para cannonball adderley the price you got to pay to be freeResultado de imagem para cannonball adderley inside straight

Resultado de imagem para cannonball adderley love, sex, and the zodiacResultado de imagem para the cannonball adderley quintet & orchestraResultado de imagem para cannonball adderley music you all