Otis Rush & Eric Clapton - All Your Lovin'

02/07/2018

Otis Rush, de 09 de abril de 1934 é um guitarrista e cantor de blues. Seu estilo diferente de tocar guitarra apresenta um som que arde lentamente e suas notas são quente e longas. Seu som é conhecido como West Side Chicago Blues e foi influenciado por  Magic Sam e Buddy Guy e influenciou muitos músicos como Eric Clapton, Michael BlooMfield e Peter Green. 

Rush é canhoto mas suas cordas seguem o formato para destros e seu dedilhado com a mão esquerda é como a mão direita invertida que dá uma sonridade diferente e contribui para um som diferente do convencional e tudo isso complementado pela sua poderosa e ampla voz de tenor

O filho de Julia Campbell Boyd e O.C. Rush nasceu perto do Mississippi na Philadelphia. Rush mudou para Chicago em 1948  e fez seu nome sozinho tocando em clubes de blues no South Side e no West Side da cidade. De 1956 até 1958 ele gravou com a Cobra Records e realizou 8 singles apresentando Ike Turner ou Jody Williams na guitarra. Seu primeiro single I Can't Quit You Baby  em 1956 atingiu o número 6 na lista de R&B da Billboard. Durante sua permanencia com a Cobra  ele gravou algumas de suas mais conhecidas canções como Double Trouble e All Your Love.

Quando a Cobra Records faliu em 1959 Rush ficou sem gravadora e só no ano seguinte que foi contratado ppel Chess Records. Ele gravou oito trilhas para o selo,  quatro dos quais realizados em dois singles naquele ano. Seis trilhas, incluindo dois singles que foram depois incluidos no álbum Door to Door em 1969, uma compilação onde também participava Albert King com uma gravação da Duke Records de 1962. Em 1965 gravou para a Vanguard e esses registros foram incluidos no álbum Chicago/The Blues Today/Vol 2. Paralelamente Rush começou a excursionar pelos EUA e Europa. Tocou em muitas cidades americanas durante os anos 60, notadamente com o American Folk Blues Festival. Em 1969 seu álbum Mourning In The Morning foi realizado pela Cottillion Records com a produção de Michael Bloomfield e Nick Grevenities, então com a banda Eletric Flag.

Em 1971 gravou o álbum Right Place, Wrong Time em San Francisco  para a Capitol Records mas a gravadora não o lançou. Em 1976 o álbum foi então lançado pela P-Vine Records no Japão e pela Bullfrog Records nos EUA em seguida. Desde o lançamento desse álbum, que é considerado um de seus melhores trabalhos, Otis cresceu em reputação e fama. Lançou, também, pela Delmark e Sonet Records alguns álbuns na Europa durante os anos 70 mas no fim da década parou de cantar e gravar. Em 1994 voltou e gravou Ain't Enough Comin' In, seu primeiro trabalho em estúdio depois de 16 anos. De 1998 Any Place I'm Goin' acabou por ganhou o Grammy no ano seguinte como o Melhor Album de Blues Tradicional. Rush não gravou mas viajou para vários lugares do mundo  até 2004 quando sofreu um AVC. Em 2002 apareceu no álbum de Bo Didley - A Tribute. Em 2006 foi lançado o álbum Live.. and In Concert From San Francisco gravado em 1999 mais o DVD Live Parte I realizado em 2003 e lançado em 2006 .

Em 2015 a revista Rolling Stone o ranqueou no número 53 na lista dos melhores guitarristas de todos os tempos. 

Em 2016 numa de suas raras saídas apareceu ao Chicago Blues Festival e o prefeito da cidade o homenageou declarando 12 de junho o "Otis Rush Day in Chicago". Devido sua doença Otis não pode tocar, mas celebrou a data com a família ao seu redor.

A Jazz Foundation of America o honrou com o Lifetime Achievement Award em abril de 2018 pela sua vida de gênio e a marca indelével que seu trabalho legou para o blues e para a linguagem universal da música. 

Versão livre do verbete na Wikipedia.

DISCOGRAFIA

Mourning In The Morning album coverScreamin'
 And Cryin' album coverRight Place, Wrong Time album cover

Troubles Troubles album coverLive In Europe album coverLost In
 The Blues album cover

Live And Awesome (CD, Album) album coverOtis Rush & Friends - Live At Montreux 1986 album coverWest Chicago Blues (CD, Album) album cover

"Double Trouble" - Live Cambridge 1973 (CD, Album) album coverLive In Chicago '88 (CD, Album) album cover